Existe ainda um grande preconceito em relação à psicanálise – quando o assunto vem à tona, muitas pessoas respondem algo como “eu não sou louco!” ou “eu não preciso disso!”. O que essas pessoas não sabem é que a análise pessoal não é só para quem possui algum distúrbio mental ou transtorno de personalidade; ela pode beneficiar todos.
Elas não acontecem de uma hora para outra, é verdade. Mas, com boa vontade para se abrir e um pouco de paciência, você passará por grandes transformações internas, que certamente lhe trarão benefícios externos.
O primeiro passo para eliminá-los é identificar esses padrões, trazendo-os à consciência. Eles são como bloqueios em uma estrada, que impedem que o trânsito flua e causam congestionamentos desagradáveis. Com a psicanálise, podemos remover esses bloqueios.
Todo mundo tem medos. Mas, diante deles, há duas saídas: permitir que eles paralisem a sua vida ou enfrentá-los – e é aí que entra a psicanálise. Quando começar a lidar com seus “monstros”, você ficará mais forte e autoconfiante.
Conversar com parentes e amigos sobre o que lhe incomoda pode ser bom, mas, por serem pessoas íntimas, elas naturalmente lhe impõem suas opiniões, julgamentos e vontades – e você pode não conseguir expressar tudo o que pensa ou sente, seja por vergonha ou por tentar, ainda que inconscientemente, agradar essas pessoas. O psicanalista é alguém neutro para quem você pode se abrir por completo sem se preocupar com isso.
A análise pessoal é 100% confidencial. Portanto, você terá tranquilidade para desabafar sem ter medo de julgamentos ou de os seus segredos serem expostos.
O psicanalista estudou a mente humana, e tem experiência nisso. O trabalho dele não é lhe agradar ou ser seu amigo, mas lhe apoiar na resolução dos seus problemas.
O clichê é verdadeiro: elas já estão dentro de você. O analista mostrará caminhos para que você as encontre.
O autoconhecimento lhe permitirá entender e acolher quem você é de uma forma integral, com seus defeitos e potencialidades.
Pode parecer egoísta, mas não é! Assim como é sugerido nos aviões – em caso de acidentes, coloque primeiramente a máscara em você, e depois ajude quem estiver por perto –, não é possível curar o mundo ou ajudar outras pessoas se você estiver emocionalmente desgastado.
A psicanálise trará à tona o que existe de mais desagradável dentro de você, por isso poderá lhe causar cansaço, raiva e frustração. Mas tudo bem – isso tudo faz parte do processo! No final, o resultado provará que valeu a pena!
Andressa Vieira
Psicanalista na Vila Madalena
São Paulo/SP
Se você está em busca de espaço para escuta, autoconhecimento e de uma clínica aberta e acolhedora, quem sabe não posso ser sua analista?